ARTROSE ACRÔMIO-CLAVICULAR
O que é?
É a degeneração da articulação entre a ponta da clavícula e o acrômio (osso da escápula). O paciente apresenta queixa de dor na parte superior do ombro, na extremidade lateral da clavícula. As mulheres tendem a referir dor na região da alça do sutiã, muitas vezes atribuindo a origem da dor à tração exercida pela alça.
Por que ocorreu?
O processo ocorre por conta de uma lesão degenerativa da cartilagem desta pequena articulação. Esta degeneração pode ser decorrente de traumas, micro-traumas ou somente um processo natural do envelhecimento.
Será que tenho reumatismo?
A artrose desta articulação é uma das mais frequentes do corpo humano, ocorre em idades não tão avançadas e geralmente não tem relação com doenças reumáticas.
O que fazer?
Muitas vezes o paciente não precisa de nenhum tratamento pois a grande parte destas degenerações não causam sintomas.
Casos sintomáticos normalmente tem bons resultados através do tratamento de controle da dor, feito com analgésicos, anti-inflamatórios, gelo, infiltrações e fisioterapia.
Quando precisa operar?
A cirurgia é indicada quando os sintomas persistem após o tratamento clínico ou na presença de proeminências ósseas que causem impacto e risco de lesão aos tendões do ombro (manguito rotador).
A cirurgia proposta é a ressecção da parte lateral da clavícula (cirurgia de Mumford), que é feita por artroscopia.
Frequentemente este procedimento é um dos passos realizados durante uma artroscopia para o tratamento de impacto do ombro (ver lesão do manguito rotador e impacto do ombro). Raramente é indicada de forma isolada.