BURSITE NO OMBRO

O que é a bursite?

A bursite é a inflamação da Bursa do ombro. A Bursa é uma bolsa de água localizada entre os tendões e tem a função de diminuir o atrito entre eles durante a movimentação, facilitando seu deslizamento.

Porque ela inflama?

A Bursa normalmente inflama porque existe alguma outra estrutura inflamada e, por contiguidade, esta inflamação é passada para a Bursa que expande, acumula líquido e fica muito dolorosa.

É raro ocorrer uma bursite isolada e, por conta disso, sua inflamação funciona como um sinaleiro, indicando de que existe alguma outra estrutura do ombro comprometida, comumente um dos tendões do manguito rotador (vide lesão do manguito rotador).

Quais os sintomas?

A bursite gera uma dor intensa em todos os movimentos do ombro. A dor pode vir desde perto da clavícula até a metade do braço (região até onde se estende a Bursa).

Esta dor piora de noite, ao deitar, pois a falta da tração feita pela gravidade diminui os espaços apertando a estrutura inflamada e aumentando a dor.

A dor pode ser tão intensa que dificulta o exame físico adequado, o que exige um tratamento prévio para controlar a dor.

É grave?

Não é uma patologia grave e costuma melhorar rapidamente com a aplicação de gelo e também com o uso de anti-inflamatórios e repouso.

O que fazer para melhorar?

Além das medidas para controle da dor e inflamação, é preciso identificar o que causou a bursite e tratar esta outra patologia.

Muitas vezes o processo só é interrompido quando a causa de todo o processo inflamatório é controlado.

 

LEIA TAMBÉM
1 - O ombro doloroso3 - A lesão do Manguito Rotador